Endereço :

Telefone :

Prova de vida do INSS e suas mudanças

Quem não conhece o transtorno de ir ao banco com uma pessoa idosa, muitas vezes com dificuldade de locomoção para fazer a famigerada prova de vida do INSS?

Isso já aconteceu com você ou com seus pais e avós?

Desde o último dia 02/02/2022 a prova de vida do INSS, deixou de ser presencial e passou a basear-se no cruzamento de outras bases de dados.Com essa mudança, o ônus da prova de vida, caberá ao INSS e não ao aposentado e pensionista provarem que estão respirando. Dessa forma a ida às agências bancárias que eram presenciais ou por agendamento telefônico para os segurados com dificuldade de locomoção, tornou-se opcional.

O INSS terá acesso a dados como: registros de transferências de bens; votação em eleições; vacinação; consultas pelo Sistema Único de Saúde; renovação de documentos RG e CNH ou passaporte. Com o cruzamento desses bancos de dados, basta que tenha ocorrido qualquer movimentação nos dez meses posteriores ao aniversário do segurado para considerá-lo vivo. Não ocorrendo registro de movimentação, o INSS estuda aplicar soluções como a generalização da prova de vida digital, com um sistema de envio de fotos por aplicativo a partir de 2023.

As novas regras já estão vigentes para todos os beneficiários que fazem aniversário após 2 de fevereiro de 2022.

Antes tarde do que nunca! A tecnologia em prol da sociedade.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

A RS Barra está apta para lhe ajudar na gestão do seu negócio. Fale conosco.

RS Barra

RS Barra

Uma contabilidade com mais de 40 anos de história e preparada para auxiliar o seu negócio nas tomadas de decisão.

Fale com a RS BARRA

Agende uma consultoria com nosso time de especialistas, ou venha nos visitar em nosso escritório na Barra da Tijuca.

 

Ligue ou mande um WhatsApp

(21) 98555-7982

Já vai?

Se quiser mais informações sobre o nosso trabalho, clique no botão abaixo e fale com nossos especialistas pelo WhastApp.