Endereço :

Telefone :

Tipos de tributação para o profissional da área da saúde

Como profissional da área da saúde você pode atuar de diversas maneiras, seja Pessoa Física ou Jurídica. Por isso é tão importante fazer um planejamento tributário, ou seja, avaliar e simular qual a menor alíquota de impostos você pagaria na sua operação, dentre os regimes tributários vigentes. O enquadramento tributário é feito uma vez ao ano. Para uma avaliação mais precisa é necessário  ter em mãos o faturamento bem como a despesa de folha de pagamento e respectivos encargos.

Como Pessoa Física (CPF) você pode atuar de três maneiras:

• Profissional Liberal (carnê leão x recibo)

Profissional Autônomo (RPA)

Regime de contratação CLT (Empregados)

Como Pessoa Jurídica você pode atuar de cinco maneiras:

Simples Nacional Anexo 3 – Fator R

Simples Nacional anexo 5

Lucro Presumido

Lucro Presumido Uniprofissional

Lucro Real

Outro ponto a ressaltar é que as clínicas que realizam procedimentos cirúrgicos (cirurgia plástica e odontológica), empresas de home care, clínicas que prestam serviços de exames diagnósticos, patologia clínica dentre outras atividades passaram a ser equiparadas à hospitais que possuem um tratamento privilegiado na legislação, tendo desta forma, as alíquotas de IRPJ e CSLL dentro do regime de lucro presumido, reduzidas de 32% para 8% e de 32% para 12% respectivamente.

A escolha entre o Lucro presumido e Lucro presumido Uniprofissional também merece uma atenção especial pois existe uma diferença no recolhimento do ISS. O imposto será calculado em relação a cada profissional habilitado dentre outros detalhamentos, aplicando-se a alíquota de 2%.

A contabilidade consultiva te permite usufruir de uma organização financeira e com isso o profissional da área da saúde terá mais tranquilidade para se dedicar às suas atividades profissionais, bem como, às suas atividades pessoais.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

A RS Barra está apta para lhe ajudar na gestão do seu negócio. Fale conosco.

RS Barra

RS Barra

Uma contabilidade com mais de 40 anos de história e preparada para auxiliar o seu negócio nas tomadas de decisão.

Fale com a RS BARRA

Agende uma consultoria com nosso time de especialistas, ou venha nos visitar em nosso escritório na Barra da Tijuca.

 

Ligue ou mande um WhatsApp

(21) 98555-7982

Já vai?

Se quiser mais informações sobre o nosso trabalho, clique no botão abaixo e fale com nossos especialistas pelo WhastApp.